• +351 234302480
  • secretaria@aeesgueira.pt

Ciência Viva

As plantas de dunas e sapal como poucas vezes se mostram

Fotografias de plantas de dunas e do sapal da Ria de Aveiro, como poucas vezes se observam, estiveram patentes numa exposição nas paredes dos espaços de acesso à Biblioteca da Escola Básica e Secundária Dr. Jaime Magalhães Lima, em Esgueira, de 23 de maio a 3 de junho.

A exposição “A flora singular das dunas e sapal” apresenta fotos de Lísia Lopes, membro da equipa do Herbário do Departamento de Biologia da Universidade de Aveiro (UA).  Esta exposição mostra alguns dos exemplares da flora de dois ecossistemas da Ria de Aveiro, as dunas e os sapais e enquadra-se na comemoração do “Dia Internacional da Biodiversidade”, celebrado a 22 de maio. A comemoração desta data é importante para alertar a população para a urgência da conservação da biodiversidade de forma a manter o equilíbrio dos ecossistemas naturais.

​​​​​Esta é uma iniciativa no âmbito do Clube de Ciência Viva na Escola, em parceria com a UA e em articulação com o projeto Eco-Escolas. Em paralelo decorreu, a 24 de maio, a partir das 18h00, na Biblioteca da Escola, a palestra intitulada “A importância das zonas húmidas – o exemplo da Ria de Aveiro”, por Rosa Pinho, curadora do Herbário da UA.