Bloqueio no acesso à Internet nos computadores da Escola Digital – Umbrella
Quem utiliza os computadores da Escola Digital verificou que a partir do dia 28 de junho de 2024 não consegue aceder à Internet.
Verifica-se por exemplo que ao aceder à Internet aparece o erro “A sua ligação não é privada” e ao aceder ao Youtube aparece o erro “Vídeo indisponível. Este vídeo é restrito. Verifique o administrador do Google Workspace e/ou do Administrador da rede.”
Esta situação deve-se ao facto dos computadores da Escola Digital usarem a plataforma da OpenDNS para a resolução dos pedidos DNS. Como a OpenDns suspendeu as atividades em Portugal e França a partir de 28 de junho de 2024 (comunicado oficial em Site da OpenDNS) os portáteis deixaram de resolver corretamente os sites pela internet. Mesmo que os utilizadores alterem os DNS manualmente no sistema, estes são automaticamente revertidos para a configuração 127.0.0.1(localhost).
O problema está relacionado com o serviço “Umbrella Roaming Client”, o cliente DNS que é usado pela OpenDNS.
De forma a colaborar neste processo, o software CUCo tem estado, desde o dia 2 de julho de 2024, a desativar remotamente o Umbrella. No entanto, este processo só pode ser executado nos computadores que ainda têm acesso à internet e apenas ocorre quando o utilizador do equipamento aceder à internet.
Para os computadores que já se encontram sem acesso à internet, deve-se optar por uma das seguintes soluções:
- Desativar manualmente o Umbrella
A partir do menu inicial do Windows pesquisar por “Serviços“, abrindo a configuração correspondente.

a lista de serviços localizar “Umbrella Roaming Client”
Clicar com o botão direito do rato sobre este serviço e selecionar “Propriedades”
Na janela que será aberta, alterar o “Tipo de arranque” para “Desativado”.

Se o serviço estiver em execução, clicar no botão “Parar” para interrompê-lo.
Terminada a desativação do serviço pode-se configurar a ligação para utilizar os DNS padrões da rede através do seguinte procedimento ou em alternativa configurar o sistema para utilizar DNS alternativos.
Alteração de DNS
1. A partir do menu inicial do Windows pesquisar por “Painel de Controlo” e clicar em Rede e Internet;
2. Em Centro de Rede e Partilha clicar em Ver estado e tarefas da rede;
3. Clique em Alterar definições da placa;
4. Na placa de rede “Wi-Fi” clicar com o botão direito e selecionar Propriedades;
5. Na janela que abrir, clicar em Protocolo IP Versão 4 (TCP/IPv4) e clicar em Propriedades;
6. Selecionar a opção obter automaticamente o endereço do servidor DNS e clicar em OK e reiniciar o computador.

2. Ferramenta de Desativação Umbrella (processo automático em equipamento já sem acesso à Internet)
Fazer o download para uma PEN da Ferramenta de Desativação do Umbrella que se encontra no seguinte link: https://www.inforlandia.com/suporte-tecnico-e-apoio/ e fazer correr o programa no computadores que já tem bloqueio no acesso à internet.