• +351 234302480
  • secretaria@aeesgueira.pt
  • Rua Padre José Maria Taborda, 3804-506 Esgueira

Desbloquear o Sistema de Segurança CUCo

Verificou-se que a atualização de Abril do Windows e de alguns antivírus alterou a configuração necessária para que a plataforma de segurança implementada para os computadores do programa Escola Digital continue a funcionar corretamente.

O fabricante do sistema de segurança CUCo (Central Unit Control) , disponibilizou um aviso sobre uma atualização crítica do sistema e alerta para a importância da instalação em todos os equipamentos (portáteis atribuídos pelo ME).

O fabricante aconselha a que a presente atualização seja efetuada por todos os utilizadores finais, ou pelas escolas.

Para minimizar os problemas associados ao bloqueio do computador portátil deve proceder conforme as indicações abaixo:

O PORTÁTIL NÃO ESTÁ BLOQUEADO – TODAS AS MARCAS

Neste caso necessita de efetuar urgentemente a atualização do Sistema de Segurança CUCo, de forma a evitar-se que o portátil bloqueie. Para o efeito deve fazer o seguinte, garantindo que o portátil se encontra com a ligação à Internet ativa:

  • Parar os serviços do antivírus;
  • Aceder, através do browser, ao endereço https://cuco.softi9.pt/updates e descarregar o utilitário para o computador;
  • Executar o utilitário (ficheiro) através de duplo clique no ficheiro (Poderá receber alertas de segurança do Windows, devendo prosseguir sempre);
  • Após a atualização reiniciar o portátil.

O PORTÁTIL ESTÁ BLOQUEADO

Neste caso deve ter acesso a outro equipamento com ligação à Internet ativa e fazer o seguinte:

  • Preencher os campos solicitados tendo em atenção que o nº de série do equipamento é o disponível na etiqueta que se encontra na parte de baixo do portátil e os restantes campos estão disponíveis no “ecrã azul” do portátil bloqueado;
  • Clicar em “Mostrar Código”

No portátil bloqueado introduza o código de desbloqueio obtido anteriormente. Após o desbloqueio e garantindo que o portátil se encontra com a ligação à Internet ativa deve fazer o seguinte:

  • Aceder, através do browser, ao endereço https://cuco.softi9.pt/updates e descarregar o utilitário para o computador;
  • Executar o utilitário (ficheiro) através de duplo clique no ficheiro (Poderá receber alertas de segurança do Windows, devendo prosseguir sempre);
  • Após a atualização reiniciar o portátil.

Se o problema persistir deverá contactar o agrupamento.