Serviços de Psicologia e Orientação
Funcionamento do SPO
O Serviço de Psicologia e Orientação dispõe de dois Psicólogos.
Desenvolve o seu trabalho com base em atribuições e competências legais, adaptadas ao contexto escolar específico, segundo um levantamento de necessidades e de acordo com uma planificação que integra o Plano Anual de Actividades da Escola.
Atendimento
Este serviço dispõe de um gabinete no Bloco B, Sala 4 e horário de atendimento durante o período escolar diurno.
Quem pode recorrer ao SPO?
O Serviço de Psicologia e Orientação destina-se a:
Alunos;
Professores;
Funcionários;
Pais e encarregados de educação, ou outros profissionais que trabalhem em parceria com a escola, e que necessitem de algum esclarecimento ou acompanhamento em várias áreas.
Como pode recorrer ao SPO?
Através da Direção do agrupamento;
Através do Director de Turma;
Pais/encarregados de educação;
Pessoalmente;
Contacto telefónico (234 302 480)
O Pedido de Apoio Psicopedagógico/Atendimento Individual pode ser feito pelo Aluno, mediante o contacto directo com a Psicóloga, pelo Conselho de Turma ou pelos Pais/Encarregados de Educação, através do/a Director/a de Turma, mediante o preenchimento do documento Pedido de Acompanhamento Psicológico.
São três os domínios considerados para a sua intervenção:
- Apoio ao Desenvolvimento do Sistema de Relações da Comunidade Educativa (colaborar, na sua área de especialidade, com outros serviços/projectos da comunidade escolar; bem como, articular a sua acção com outros serviços especializados da comunidade envolvente);
- Orientação Escolar e Profissional (acções de informação escolar e profissional e de aconselhamento vocacional, apoiando o processo de tomada de decisão e de construção do projecto de vida, principalmente, dos alunos em anos terminais de ciclo/ensino, bem como promovendo a articulação da escola como o mundo das profissões e do trabalho);
- Apoio Psicopedagógico (apoio de natureza psicológica e psicopedagógica a alunos, professores, pais e encarregados de educação, no contexto das actividades educativas, tendo em vista o sucesso escolar, a efectiva igualdade de oportunidades e a adequação das respostas educativas).