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O Plano 23|24 Escola+, criado pela Resolução de Conselho de Ministros n.º 80-B/2023, de 18 de julho, constitui-se como uma extensão do Plano 21|23 Escola+ na consolidação e recuperação dos déficits de aprendizagem resultantes da crise pandémica. Oferece às escolas ações específicas a serem implementadas no ano letivo de 2023/2024, com base nos resultados e na experiência adquirida.
A estruturação do Plano 23|24 Escola+ assenta em sete domínios que englobam diversas ações a serem aplicadas nos ensinos básico e secundário e mantém uma abordagem multidimensional para obstar os impactos da pandemia nas escolas, incluindo medidas diversificadas para recuperar não apenas as deficiências de aprendizagem, mas também o bem-estar emocional, social e mental dos alunos.
O Plano de desenvolvimento Pessoal, Social e Comunitário (PDPSC) insere-se num desses domínios especificamente: “+ Inclusão e Bem-estar”, mas também, transversalmente noutros domínios, como o domínio “+ Família”.
O Agrupamento de Escolas de Esgueira, desde 2020/21, que vem implementando um conjunto de medidas no âmbito do PDPSC e dirigidas para a promoção do sucesso e inclusão educativos:
Medida 3+ para melhorar: + ambiente, + inclusão, + sucesso - dirigida para as questões da indisciplina
Medida Presente - dirigida para as questões de absentismo
Medida Ajuda-me a Pertencer – dirigida para o acolhimento e integração de alunos estrangeiros em contexto escolar
O desenvolvimento das medidas tendo vindo a ser assegurado por uma equipa de técnicos especializados, contratados no âmbito desta medida, nomeadamente, uma Técnica Superior de Serviço Social e uma Psicóloga.
Para o ano letivo 2023-24 encontram-se previstas as atividades constantes do flyer MDPSC (medidas de desenvolvimento pessoal, social e comunitário) e que pode ser consultado nesta página.
O Gabinete de Apoio à Integração do Aluno e Família Migrante, constitui uma das atividades da Medida “Ajuda-me a Pertencer”, em vigor desde o dia 17 de Abril de 2023. Veio responder aos múltiplos desafios e pedidos de ajuda decorrentes do aumento exponencial do número de alunos migrantes matriculados no agrupamento, provenientes dos mais diversos países. Esta resposta pretende ser um passo decisivo para tornar a escola mais inclusiva e apoiar os estudantes e as suas famílias na resolução dos diferentes problemas com que se deparam à chegada no país, prestando o apoio indispensável à sua melhor integração no país, na escola e na comunidade.