O 3º Encontro de Clubes Ciência Viva das Escolas do Município de Aveiro reuniu, no dia 3 de junho, os Clubes das Escolas dos 2º e 3º Ciclos e do Ensino Secundário do município. Foi um momento de partilha entre Clubes, com a apresentação dos diferentes projetos STEAM desenvolvidos ao longo do ano letivo.

O objetivo do Evento foi proporcionar um momento de apresentação das ações desenvolvidas pelos docentes responsáveis por cada um dos Clubes e, paralelamente, proporcionar aos alunos um conjunto de atividades de Educação STEAM com muita Ciência à mistura.

O Agrupamento de Escolas de Esgueira marcou presença no encontro com a Diretora do Agrupamento, Helena Libório, os elementos da equipa dos clubes de ciência e 36 alunos.

A equipa do Clube de Ciência Viva

No segundo ano do CCVnE um dos temas desenvolvidos foi “Arduíno e Internet das Coisas”. Assim, e ao longo do mês de maio, o clube articulou com a disciplina de Programação da turma do 10.º ano do Curso Profissional de Informática – Sistemas – 1IS. De entre as atividades desenvolvidas pelos docentes Carlos Ramos e Nuno Veloso, resultaram projetos implementados em Arduíno com o propósito de IoT e no âmbito do tema transversal da sustentabilidade. O resultado desta parceria foi apresentado no “Dia do Agrupamento” através de 7 sessões dinamizadas pelo membro do clube Nuno Veloso e com o apoio de alunos do 1IS a todos as turmas do 8º ano de escolaridade.

A equipa do Clube de Ciência Viva

A turma do 9º C participou no projeto “Pergunta a um Ecólogo”, dinamizada pela Sociedade Portuguesa de Ecologia (SPECO), com a colaboração dos CTT. Fomos a única escola do distrito de Aveiro que viu a sua candidatura aceite para este projeto.

Esta atividade, visa promover o envolvimento e participação de alunos do 3º ciclo do ensino básico em temas prementes da atualidade no domínio do ambiente e ecologia. Envolto num espírito de promoção da literacia científica, é construída a partir da ligação entre os alunos e cientistas (os ecólogos), filiados em unidades de investigação e desenvolvimento de todo o país, por via de cartas elaboradas em contexto escolar. Estas cartas resultaram de trabalho colaborativo entre as professoras de Ciências Naturais, Físico-Química e Português para que cada grupo de alunos pudesse desenvolver uma pergunta diferente sobre ciência/ecologia e que tenha curiosidade em ver respondida. As cartas foram enviadas para a SPECO por via CTT.

A metodologia aplicada no projeto potencia a literacia científica, o espírito crítico e a cidadania ativa dos alunos, alinhando-os com a realidade dos diferentes desafios que o planeta enfrenta e incentivando-os à prática da escrita, enquanto forma de expressão pessoal, interação e comunicação, e condição para reforçar as próprias capacidades de leitura, ação patente no Quadro Estratégico do Plano Nacional de Leitura 2027.

As respostas chegaram no final de maio último e foram lidas e analisadas em grupo turma. A linguagem clara e precisa utilizada pelos investigadores foi do agrado dos alunos e respondeu às suas expectativas.

A equipa do Clube de Ciência

 

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