Quem utiliza os computadores da Escola Digital verificou que a partir do dia 28 de junho de 2024 não consegue aceder à Internet.

Verifica-se por exemplo que ao aceder à Internet aparece o erro “A sua ligação não é privada” e ao aceder ao Youtube aparece o erro “Vídeo indisponível. Este vídeo é restrito. Verifique o administrador do Google Workspace e/ou do Administrador da rede.”

Esta situação deve-se ao facto dos computadores da Escola Digital usarem a plataforma da OpenDNS para a resolução dos pedidos DNS. Como a OpenDns suspendeu as atividades em Portugal e França a partir de 28 de junho de 2024 (comunicado oficial em Site da OpenDNS) os portáteis deixaram de resolver corretamente os sites pela internet. Mesmo que os utilizadores alterem os DNS manualmente no sistema, estes são automaticamente revertidos para a configuração 127.0.0.1(localhost).

O problema está relacionado com o serviço “Umbrella Roaming Client”, o cliente DNS que é usado pela OpenDNS.

De forma a colaborar neste processo, o software CUCo tem estado, desde o dia 2 de julho de 2024, a desativar remotamente o Umbrella. No entanto, este processo só pode ser executado nos computadores que ainda têm acesso à internet e apenas ocorre quando o utilizador do equipamento aceder à internet.

Para os computadores que já se encontram sem acesso à internet, deve-se optar por uma das seguintes soluções:

  1. Desativar manualmente o Umbrella

A partir do menu inicial do Windows pesquisar por "Serviços", abrindo a configuração correspondente.

       

Na lista de serviços localizar “Umbrella Roaming Client”

Clicar com o botão direito do rato sobre este serviço e selecionar “Propriedades”

Na janela que será aberta, alterar o “Tipo de arranque” para “Desativado”.

         

Se o serviço estiver em execução, clicar no botão “Parar” para interrompê-lo.

Terminada a desativação do serviço pode-se configurar a ligação para utilizar os DNS padrões da rede através do seguinte procedimento ou em alternativa configurar o sistema para utilizar DNS alternativos.

Alteração de DNS

1. A partir do menu inicial do Windows pesquisar por "Painel de Controlo" e clicar em Rede e Internet;

2. Em Centro de Rede e Partilha clicar em Ver estado e tarefas da rede;

3. Clique em Alterar definições da placa;

4. Na placa de rede “Wi-Fi” clicar com o botão direito e selecionar Propriedades;

5. Na janela que abrir, clicar em Protocolo IP Versão 4 (TCP/IPv4) e clicar em Propriedades;

6. Selecionar a opção obter automaticamente o endereço do servidor DNS e clicar em OK e reiniciar o computador.

 

2. Ferramenta de Desativação Umbrella (processo automático em equipamento já sem acesso à Internet)

Fazer o download para uma PEN da Ferramenta de Desativação do Umbrella que se encontra no seguinte link: https://www.inforlandia.com/suporte-tecnico-e-apoio/ e fazer correr o programa no computadores que já tem bloqueio no acesso à internet.

 

 

No âmbito da Escola Digital, nomeadamente no que concerne ao serviço de conectividade, reiteramos a informação presente na Lei de Orçamento de Estado, Artigo 143.º “Até ao final do ano letivo 2023/2024, é assegurada a gratuitidade do serviço de conetividade aos professores, bem como aos alunos dos ensinos básico e secundário beneficiários da ação social escolar posicionados nos 1.º, 2.º e 3.º escalões do abono familiar.”

Sobre este assunto o Agrupamento recebeu uma listagem atualizada dos cartões SIM atribuídos, nos quais será prestado serviço de conetividade até ao final do ano letivo (de maio/2024 a 31/08/2024). Os cartões SIM que não constam da listagem não estão autorizados para ter prestação de serviço de conetividade.

Sempre que realizem novas atribuições a docentes ou alunos beneficiários da Ação Social Escolar, a conetividade será prestada na semana seguinte ao carregamento na plataforma do Auto de Entrega assinado. Esta informação será enviada, pelos serviços do Ministério da Educação, aos fornecedores de conetividade.

Ligar o Hotspot (Kit de conectividade fornecido pela escola). Aplicável a todos os tipos de equipamentos fornecidos, independentemente do fornecedor de internet. Nenhum hotspot necessita de ser instalado, apenas ligado à corrente ou USB para carregar a bateria quando necessário.

 

Se não foi fornecido um hotspot externo é porque o hotspot está inserido no computador. Deve inserir o cartão SIM e para os modelos de computador da INSYS e a operadora Vodafone, deve fazer os seguintes passos:

1. Ligar

2. Adicionar APN e Criar APN

 

Verificou-se que a atualização de Abril do Windows e de alguns antivírus alterou a configuração necessária para que a plataforma de segurança implementada para os computadores do programa Escola Digital continue a funcionar corretamente.

O fabricante do sistema de segurança CUCo (Central Unit Control) , disponibilizou um aviso sobre uma atualização crítica do sistema e alerta para a importância da instalação em todos os equipamentos (portáteis atribuídos pelo ME).

O fabricante aconselha a que a presente atualização seja efetuada por todos os utilizadores finais, ou pelas escolas.

 

 

Para minimizar os problemas associados ao bloqueio do computador portátil deve proceder conforme as indicações abaixo:

O PORTÁTIL NÃO ESTÁ BLOQUEADO - TODAS AS MARCAS

Neste caso necessita de efetuar urgentemente a atualização do Sistema de Segurança CUCo, de forma a evitar-se que o portátil bloqueie. Para o efeito deve fazer o seguinte, garantindo que o portátil se encontra com a ligação à Internet ativa:

  • Parar os serviços do antivírus;
  • Aceder, através do browser, ao endereço https://cuco.softi9.pt/updates e descarregar o utilitário para o computador;
  • Executar o utilitário (ficheiro) através de duplo clique no ficheiro (Poderá receber alertas de segurança do Windows, devendo prosseguir sempre);
  • Após a atualização reiniciar o portátil.

 

O PORTÁTIL ESTÁ BLOQUEADO

Neste caso deve ter acesso a outro equipamento com ligação à Internet ativa e fazer o seguinte:

  • Aceder ao site suporte.inforlandia.pt 
  • Aceder à opção Desbloqueio Sistema de Segurança CUCo e clicar em "ver mais"

 

  • Preencher os campos solicitados tendo em atenção que o nº de série do equipamento é o disponível na etiqueta que se encontra na parte de baixo do portátil e os restantes campos estão disponíveis no "ecrã azul" do portátil bloqueado;
  • Clicar em "Mostrar Código"

No portátil bloqueado introduza o código de desbloqueio obtido anteriormente. Após o desbloqueio e garantindo que o portátil se encontra com a ligação à Internet ativa deve fazer o seguinte:

  • Aceder, através do browser, ao endereço https://cuco.softi9.pt/updates e descarregar o utilitário para o computador;
  • Executar o utilitário (ficheiro) através de duplo clique no ficheiro (Poderá receber alertas de segurança do Windows, devendo prosseguir sempre);
  • Após a atualização reiniciar o portátil.

 

Se o problema persistir deverá contactar o agrupamento.

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